Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa de São Paulo terá uma Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (29) às 18h no Auditório Franco Montoro da ALESP. O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) que enviou requerimento para a criação e presidirá o colegiado destaca a importância da frente.
“A crise climática está cada vez mais evidente diante das tragédias ambientais e eventos extremos que ocorrem com mais frequência no nosso país, como enchentes, deslizamentos e secas. A frente tem o objetivo de agrupar os parlamentares e também os movimentos ambientalistas para a elaboração de uma agenda legislativa de prevenção e adaptação, e de enfrentamento às emissões de poluentes no estado de São Paulo”, afirma o deputado.
Endossada por 30 parlamentares, a frente reunirá deputados de diferentes partidos, a sociedade civil e órgãos públicos para a discussão e o aprimoramento de legislações e de políticas públicas voltadas ao combate às mudanças climáticas no Estado de São Paulo.
O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU aponta que as emissões de gases de efeito estufa precisam diminuir 43% até 2030 para que a temperatura do planeta Terra não ultrapasse 1,5ºC até o final do século. Do contrário, a humanidade sofrerá drásticas consequências. “A gente tem essa década como decisiva para impedir consequências irreversíveis que ameacem a vida humana e de todas as espécies no planeta Terra. Mesmo esse sendo um fenômeno global, o esforço precisa partir do maior estado do Brasil para que São Paulo vire referência”, alerta Cortez.
Além do deputado Guilherme Cortez e parlamentares membros, estarão presentes no lançamento Sérgio Portela (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Rubens Born – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Rafaela Poty Martins (Aldeia Guarani-Mbya), Valquíria Cândido da Silva (Movimento Nacional de Catadores de materiais recicláveis – MNCR), Vivian Delfino Motta (Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Agroecologias – NEGRAS), Luiz Marques (Coletivo 660), Amanda Costa (Pacto Global da ONU) e Camila Lisboa (Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de SP).
Serviço
Lançamento da Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas
Data: 29/05/2023
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório Franco Montoro – ALESP – Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP, 04097-900
Organizador: Mandato do Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL)