O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) oficiou as prefeituras de São Paulo, Santos, Campinas, Votuporanga, São Luiz do Paraitinga, Olímpia, Ribeirão Preto, Sorocaba, Piracicaba, Caconde, Torrinha, Piratininga, São José dos Campos e Serra Negra solicitando medidas específicas para garantir o bem-estar da população durante os eventos de Carnaval de 2024 diante de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor.
No documento, Guilherme Cortez destaca a morte de Ana Clara Benevides, vítima de exaustão térmica durante o show da Taylor Swift em novembro do ano passado e também alerta sobre a previsão de que o período do carnaval será marcado por instabilidades meteorológicas, como chuvas torrenciais e altas temperaturas.
Diante disso, o parlamentar reforça a importância de ações preventivas e a fiscalização por parte dos poderes municipais para evitar tragédias em eventos que sejam ou não de suas competências. Algumas medidas apresentadas são: fornecimento gratuito de água potável em locais públicos, por meio de recipientes ou bebedouros estrategicamente distribuídos; instalação de sistemas de climatização, como ar-condicionado, ventiladores e umidificadores, quando possível; painéis informativos que indiquem a temperatura e a sensação térmica do local; disponibilização de postos médicos com assistência gratuita e proibição do uso de materiais que possam obstruir a circulação do ar nos eventos.
“As consequências dos fenômenos das mudanças climáticas, como enchentes, alagamentos e ondas de calor, podem ser minimizadas com protocolos de prevenção de desastres. As festividades do Carnaval mobilizam um grande número de pessoas e é urgente que as prefeituras se antecipem para prever riscos climáticos e proteger a vida e a segurança dos foliões”, defende Guilherme Cortez.