Deputado Guilherme Cortez oficia Vigilância e Procon por fiscalização emergencial em bares após casos de contaminação por metanol

Parlamentar também protocolou representação ao MP exigindo mais informações para a sociedade.

2 out 2025, 14:06 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Deputado Guilherme Cortez oficia Vigilância e Procon por fiscalização emergencial em bares após casos de contaminação por metanol

Após as mortes e internações em São Paulo por intoxicação causada por bebidas adulteradas com metanol, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) protocolou representação no Ministério Público e enviou ofícios ao Procon, Anvisa, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, ADIBE e ao gabinete de crise do governo estadual.

Nos documentos, o parlamentar cobra fiscalização emergencial em bares, restaurantes, distribuidores e vendas online; investigação da cadeia produtiva com laudos toxicológicos, notas fiscais e rastreabilidade de lotes; recolhimento imediato de bebidas contaminadas ou suspeitas; campanhas de informação sobre sintomas de intoxicação e sinais de adulteração; assistência médica e indenização às vítimas responsabilização civil e criminal de fornecedores e estabelecimentos envolvidos.

“É completamente inaceitável a letargia e omissão da gestão Tarcísio diante de uma crise tão grave. Enquanto o governador preocupa com palanques eleitorais, a população segue em risco. Por isso, nosso mandato exige medidas imediatas para que os consumidores estejam seguros e sejam informados sobre quais marcas e locais que ofereçam ameaça”, justificou o deputado.