O Assentamento Sepé Tiaraju, localizado em Serra Azul, na região de Ribeirão Preto, é reconhecido oficialmente desde 2009. Coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de abrigar dezenas de famílias e possuir um sistema agrícola de produção sustentável, o assentamento também mantém a Escola do Campo EMEB “Professora Ilka Monici Villela dos Reis”.
O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) visitou o assentamento em abril deste ano e constatou a necessidade de melhorias na instituição de ensino para ampliar o serviço ofertado e se comprometeu a encaminhar as demandas à Prefeitura de Serra Azul. A escola existe na região há cerca de 12 anos, atendendo crianças da fase pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e conta com um programa voltado à Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Diante disso, Guilherme Cortez encaminhou ofício ao poder público municipal elencando prioridades da instituição, sendo elas: a construção de uma quadra poliesportiva, um parquinho e uma biblioteca escolar e a criação de demais projetos e parcerias voltadas às demandas da comunidade de forma geral. O parlamentar também solicitou o agendamento de reunião para discutir o tema com a prefeitura, a fim de discutir o tema.
“As pessoas que vivem no assentamento tem direito a uma escola de qualidade e é evidente a falta de recursos da escola devido a negligência do poder público. Por isso, meu mandato se dispõe a dialogar com a Prefeitura para encontrarmos saídas conjuntas”, declara o parlamentar.