Guilherme Cortez aciona a Justiça contra privatização de linhas da CPTM

O deputado estadual Guilherme Cortez, líder do PSOL na Alesp, entrou com ação popular para suspender a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, promovida pelo governador Tarcísio de Freitas. O parlamentar denuncia a falta de transparência no processo, a ausência de consulta pública atualizada e o risco de piora no serviço. Cortez […]

25 mar 2025, 14:48 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Guilherme Cortez aciona a Justiça contra privatização de linhas da CPTM

O deputado estadual Guilherme Cortez, líder do PSOL na Alesp, entrou com ação popular para suspender a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, promovida pelo governador Tarcísio de Freitas. O parlamentar denuncia a falta de transparência no processo, a ausência de consulta pública atualizada e o risco de piora no serviço.

Cortez alerta que a privatização pode levar ao aumento das tarifas, exclusão social e precarização do transporte, como já aconteceu com a Enel e a Via Mobilidade, responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O deputado também critica o governo por usar audiências públicas desatualizadas, de 2021, sem considerar os problemas recentes enfrentados pela população.

“As desestatizações de serviços essenciais promovem a precarização do serviço, a diminuição da sua qualidade e a exclusão social pelo aumento das tarifas”, afirma o deputado.

Além disso, Cortez argumenta que o governo não apresentou estudos sobre o impacto da concessão no equilíbrio entre concorrência pública e privada. Hoje, as três linhas são operadas pelo estado, mas, com a concessão, a empresa vencedora será aquela que oferecer o maior desconto ao governo, sem garantias de melhorias para os passageiros.

Publicado anteriormente em: PSOL