O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) enviou ofícios às Secretarias Municipais de Educação e de Segurança de Franca exigindo medidas imediatas para enfrentar a onda de violência nas escolas públicas da região.
As páginas dos jornais locais foram tomadas por relatos chocantes de agressões ocorridas em instituições de ensino municipal. Um dos casos mais alarmantes envolveu uma professora da EMEB Professor Domenico Puglis, que teria sido agredida pela mãe de um aluno. O incidente ocorreu após a educadora denunciar um episódio de violência envolvendo o filho da agressora.
Nos documentos, Guilherme Cortez denuncia a existência de ao menos outros dois casos semelhantes e solicita uma série de medidas que considera essenciais para reverter essa situação preocupante. O deputado questiona se medidas estão sendo tomadas para preservar os educadores que foram vítimas das agressões para que possam continuar exercendo suas funções sem interferências negativas.
Outro ponto levantado pelo parlamentar é a realização de entrevistas com professores e funcionários de todas as escolas municipais, com o intuito de avaliar se outros casos de violência ocorreram no período recente. E, por fim, Guilherme Cortez também solicita reunião com a Secretaria Municipal de Educação para discutir a questão da segurança dos professores e buscar soluções conjuntas.
“Presto minha solidariedade aos profissionais de Educação e alerto que essas situações são muito graves e precisam de imediata atenção do poder público para não se tornarem rotineiras. As escolas devem ser um ambiente seguro para aprendizado e desenvolvimento para as crianças e adolescentes de Franca”, afirma Guilherme Cortez.