Guilherme Cortez (PSOL) participa de debate na UNESP sobre Cotas Trans

Deputado Guilherme Cortez participa de debate na Unesp sobre cotas para pessoas trangênero e intersexo nas universidades estaduais.

7 mar 2024, 13:38 Tempo de leitura: 0 minutos, 57 segundos
Guilherme Cortez (PSOL) participa de debate na UNESP sobre Cotas Trans

O Deputado estadual Guilherme Cortez, do PSOL, protocolou o Projeto de lei nº 135/ 2023, que prevê instituir a repartição de vagas nas universidades públicas estaduais de São Paulo para estudantes transgêneros e intersexo. O PL destinará 3% das vagas de matrícula para a comunidade em questão. Em evento sobre Transmasculinidades realizado na Alesp, o deputado afirmou que: “Uma das maneiras de excluir o indivíduo da sociedade é a defasagem no acesso à educação. Nas universidades federais temos apenas 0,3% das vagas preenchidas por pessoas trans”.

No intuito de debater o Projeto e a problemático da exclusão da população trans e intersexo na sociedade e nas universidades, Cortez participou de um debate no dia 6 de março de 2024, promovido pelo Centro Acadêmico Flerestan Fernandes (CAFF), da UNESP, universidade em que se formou em Direito.

Além do deputado, Filipa Brunelli (a primeira vereadora trans de Araraquara) e Sol Negro (estudante de ciências sociais na FCLAr e diretora da Travada) compuseram a mesa que dialogou e discutiu com a comunidade geral da Uiversidade ações e políticas públicas que ampliem os direitos da comunidade.