Guilherme Cortez (PSOL) participa de ato contra intolerância religiosa

Deputado Guilherme Cortez (PSOL) participa de ato contra intolerância religiosa e critíca ausência de autoridades na caminhada.

25 fev 2024, 14:52 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos
Guilherme Cortez (PSOL) participa de ato contra intolerância religiosa

26 de fevereiro de 2024.

Neste domingo (25/02/2024), o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) esteve presente em um ato contra a intolerância religiosa realizado na Praça Zumbi dos Palmares, em Franca (SP). O evento foi convocado em resposta ao episódio de violência policial ocorrido em um terreiro de candomblé no dia 26 de janeiro.

O caso que motivou o ato envolveu a interrupção de uma cerimônia na casa de candomblé Ilê Asè Alaketu Oluwáie, em Franca, pela polícia militar. O pai de santo Emerson, responsável pelo local, foi levado para a delegacia após uma ação que foi denunciada por abusiva e desrespeitosa pelos presentes. As imagens gravadas mostram que a abordagem foi marcada por truculência e falta de consideração pelo espaço religioso e seus praticantes.

Guilherme Cortez foi a única autoridade pública a estar presente no evento. O deputado destacou a importância de um engajamento coletivo contra a intolerância e em defesa da liberdade religiosa.

“Lamento ser a única autoridade pública a participar de um ato que deveria sensibilizar todas as pessoas que foram eleitas. Não podemos mais admitir que nenhuma pessoa seja discriminada por professar a sua fé”, declarou.

O deputado reforçou a necessidade de respeito às diversas manifestações religiosas. “É urgente medidas efetivas para combater a intolerância religiosa e garantir o respeito à diversidade de crenças, valores fundamentais em nossa cidade por uma sociedade democrática e plural”, afirma.

Além disso, Guilherme encaminhou ofício à Secretaria de Segurança, exigindo uma apuração rigorosa sobre o caso.