Projeto de lei cria Sistema Estadual de Prevenção e Monitoramento de Desastres Climáticos em São Paulo

Apresentada pelo deputado estadual Guilherme Cortez, a proposta prevê a realocação de moradores de áreas de risco

28 mar 2023, 00:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Projeto de lei cria Sistema Estadual de Prevenção e Monitoramento de Desastres Climáticos em São Paulo

O projeto de lei 82 / 2023, de autoria do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), cria o Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais (SISPIMDAC). Se aprovada, a iniciativa prevê ações de adaptação, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e apoio das comunidades atingidas por desastres ambientais e climáticos.

De acordo o texto, o SISPIMDAC tem como diretrizes a atuação articulada entre o Estado, os Municípios, Poder Legislativo e a  Sociedade civil organizada, a prioridade às ações preventivas relacionadas à minimização de desastres e planejamento com base em pesquisas e estudos sobre áreas de risco, entre outras. 

Além disso, a propositura prevê o combate da ocupação de áreas ambientalmente vulneráveis,  a realocação da população residente nessas áreas e o estímulo de iniciativas que resultem na destinação de moradia em local seguro. 

Segundo o autor da iniciativa, “a discussão e aprimoramento dos protocolos e marcos legais de prevenção de desastres naturais são urgentes. É necessário prevenir e antecipar as ações de enfrentamento a essas tragédias, aumentando a capacidade de ação do poder público estadual.” 

Documento completo: https://www.al.sp.gov.br/spl/2023/03/Propositura/1000485131_1000622410_Propositura.pdf