O projeto de lei 80/2023, de autoria do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), prevê a inclusão da Educação Climática no programa curricular da rede de ensino do Estado de São Paulo. A proposta foi protocolada nesta sexta-feira (24) na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Se aprovada, a iniciativa prevê que a temática será abordada nas disciplinas já existentes por meio de assuntos como aquecimento global, sustentabilidade, justiça climática e racismo ambiental, entre outros.
No texto, o parlamentar argumenta que em pesquisa divulgada em 5 de novembro de 2021 pela Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 53% dos currículos educacionais de 100 países mencionam as mudanças climáticas. Além disso, também cita que uma das ações a serem tomadas contra a mudança do clima é a melhora na educação para conscientização sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação , adaptação e impactos, de acordo com Agenda 2030 da ONU.
“Desta forma, explícita está, não somente a necessidade de se trabalhar a temática em torno do clima dentro de sala de aula de forma transversal e interdisciplinar, como também a urgência em capacitar profissionais de educação nesta área”, justifica Guilherme Cortez no projeto de lei. “Garantindo assim, um processo de ensino-aprendizagem em diálogo e em consonância com os temas mais relevantes e urgentes da atualidade”.
Documento completo: https://www.al.sp.gov.br/spl/2023/03/Propositura/1000485127_1000622409_Propositura.pdf