Após denúncia de Cortez, MP investiga morte na Linha 5-Lilás

Após denúncia do Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL), a promotoria do Ministério Público de São Paulo iniciou investigação da trágica morte de um passageiro na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do Metrô, nesta terça-feira, 6 de maio de 2025. A vítima, Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, ficou preso entre o trem e […]

9 maio 2025, 14:16 Tempo de leitura: 2 minutos, 12 segundos
Após denúncia de Cortez, MP investiga morte na Linha 5-Lilás

Após denúncia do Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL), a promotoria do Ministério Público de São Paulo iniciou investigação da trágica morte de um passageiro na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do Metrô, nesta terça-feira, 6 de maio de 2025.

A vítima, Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, ficou preso entre o trem e as portas de proteção da plataforma, vindo a óbito após ser esmagado por volta das 8h da manhã, horário de grande movimentação na estação. 

Segundo testemunhas, os sensores de segurança não funcionaram adequadamente, permitindo que o trem partisse com o passageiro ainda preso. Relatos também indicam que não havia agentes de segurança no local no momento do acidente.

“Apesar da existência de sensores projetados para detectar obstruções e impedir o fechamento das portas, testemunhas afirmam que o sistema falhou. Informações preliminares também apontam a ausência de agentes de segurança no momento do ocorrido, o que levanta sérias dúvidas sobre a eficácia do protocolo operacional vigente naquela via”, destaca a representação enviada ao MP.

No documento, Cortez pede que o Ministério Público investigue as causas do acidente, apure eventuais falhas operacionais e omissões da concessionária, verifique a regularidade do contrato de concessão e avalie a possibilidade de rompimento do vínculo com a ViaMobilidade.

Para o parlamentar, o caso é o ápice de uma série de problemas enfrentados pelos usuários desde a entrega da linha à iniciativa privada. “Nosso mandato vem, há muito tempo, alertando sobre os riscos da privatização. Infelizmente, chegamos ao ponto mais trágico: a perda da vida de uma pessoa, vítima da ganância e da irresponsabilidade de uma empresa privada.”

Cortez também prestou solidariedade à família da vítima: “Nosso abraço fraterno aos pais, filhos, esposa e todos os familiares de Lourivaldo, que era estudante de Educação Física. Nossa luta não vai parar enquanto não houver justiça e segurança garantida para todos os trabalhadores e usuários do transporte público.”

A negligência com a segurança dos passageiros não é um episódio isolado. Usuários da Linha 5-Lilás enfrentam, diariamente, falhas operacionais, atrasos, má conservação e um padrão de atendimento que, segundo denúncias, vem se deteriorando. Além disso, sob a gestão da ViaMobilidade, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda registraram 200 falhas entre 2023 e março de 2025, escancarando um padrão de ineficiência. Veja mais.